sábado, 3 de setembro de 2011

Faustão: Mostrando a realidade do Brasil e da rede televisiva.


São pequenos trechos de uma palestra que ocorreu na USP, em 2008.


Domingão: Esse horário é jogo duro, o cara tem que agradar pai, mãe, nora, cachorro, tá todo mundo vendo TV no domingo de tarde. Por isso não posso ser arrogante e querer dar uma de intelectual, tenho que ser cúmplice do público, levar pra lá o que ele quer ver. Se fosse por mim, 90% dos artistas que cantam no programa não iriam, não tocam na minha casa. Sabe por que existe espingarda de dois canos? Pra matar dupla sertaneja. Agora, tem que  ter o limite entre o popular e o apelativo. Pode ver todos os programas que partiram pra apelação pura saíram do ar… O próprio público abandona.

Big Brother: Eu acho uma desgraça, ruim, uma merda mesmo. O Big Brother é um fenômeno que só faz mal pra televisão, dá a impressão de que todo mundo que trabalha no meio vive de festa, é vagabundo. Além do mais, o programa deveria mostrar todas as camadas sociais, fazer um confronto mesmo. Em  vez disso bota lá garotão com garotona pra ver quem vai se pegar. Olha o Alemão, o cara é simpático e tal, mas saiu do BB e foi dançar no meu programa. O que aconteceu? O próprio público mandou ele pra casa. Depois foi pro Fantástico e só fez merda.

Novelas e panelas: Acho novela um troço horrível, não assisto. Aliás, se tivesse que ser pago pra ver televisão eu queria o dobro do que ganho. Não que eu ache novela mal feita, mas tem um problema de ritmo: ou é muito lenta, ou muito afobada. Além do mais, hoje em dia o autor manda mais do que o diretor, então sempre escala os mesmos atores, é uma panela. Aí fica só aquele chiadinho carioca, um saco mesmo.


Independência do RS: Acho que o Rio Grande do Sul tinha mesmo era que se separar do Brasil, falando sério. Vocês têm aqui um nível de educação superior, além de uma série de outras coisas. O gaúcho tem uma qualidade que falta ao Brasil, ele sabe se posicionar, toma partido, tem um talento nato pra isso. No resto do país é todo mundo em cima do muro, o que é péssimo em todos os sentidos. Falando como paulista, garanto: a maioria dos brasileiros tem inveja dos gaúchos.


Argumentando sobre a palestra:


Ao meu ver, ele é um cara que é segurado pela mídia. Sempre achei o trabalho dele sem sal, tanto pelo horário também, pura lavagem cerebral familiar.
Após ler esse trecho da palestra, percebi que ele é um cara com uma inteligência absurda, e, apenas não pode demonstrá-la na televisão, porque, senão, o público que assiste ao programa dele, sendo a maior parte dele, leigo, iria se sentir ofendido, desrespeitado e/ou senão, acharia algo complexo demais a se entender.
Concordo plenamente com qualquer trecho do trecho da palestra, e, minha visão mudou muito sobre o Sr. Fausto Silva.

-Khallil Porto.

5 comentários:

  1. O problema da educação no Brasil é muito sério. Grande parte dos problemas que enfrentamos nas grandes cidades é resultado da falta de investimentos neste setor. É bem melhor para os políticos um povo leigo, ignorante, que é facilmente iludido, do que pessoas que saibam questionar as coisas.

    ResponderExcluir
  2. Realmente minha visão também mudo sobre ele.
    Não sei se tem mais pessoas que pensam assim como ele na Globo, ao meu ver são todos marionétes.
    Na verdade as pessoa seguirem um mesmo sistema no Brasil de uma certa forma não era pra acontecer, pois com as diversas culturas que temos inseridas em nosso contexto.. mas o diferencial é algo raro mesmo, parecem que as pessoas sairam de uma fábrica com funções pré-definidas e foram parar na TV.
    Acho que falte pessoas interessantes porque o que tenho visto diariamente nos programas de TV, é com o perdão da palavra, tudo a mesma merda. Pessoas iguais, ideias iguais, até as que se dizem diferentes são diferentes iguais. Os programas andam previsíveis demais pro meu gosto e tenho ficado com certo nojo disso. É tudo sobre o que é certo ou errado, gente que se acha por ser certinho, como programas da Globo, gente que acha lindo ser errado, como programas da Record principalmente, porque é sempre cheio de mulheres BURRAS e 'gostosas', passando educação alguma. Mais é disso que o povo gosta né.
    Enfim, desculpa pelo texto, mais foi mais um desabafo mesmo.. conviver com isso tem sido um sacrifício, pessoas interessantes e inteligentes, com pensamentos próprios foram extintas ou eu é que perdi o interesse por pessoas. :x haha.

    ResponderExcluir
  3. O povo brasileiro tem um terrível problema:
    - Acreditar em tudo que vê e ouve.
    A televisão está pronta pra mostrar as notícias do Brasil e do Mundo, a realidade e um pouco de diversão, só que muito poucas pessoas assistem de verdade o que deveriam assistir: telejornais
    Eles trocam conhecimento, realidade, "chão", por novelas, eu até gosto das novelas não tenho nada contra elas, só acho que o povo brasileiro não precisava dar tanto valor a elas como dá, sinceramente eu acho o povo brasileiro muito ignorante (não estou generalizando), o povo gaúcho tem uma elevada educação sim, e tem uma das culturas mais lindas do mundo, é um estado que preserva essas culturas (não falo isso porque sou gaúcha !), acredito que o Sr. Fausto Silva tenha pegado pesado neste trecho: "Sabe por que existe espingarda de dois canos? Pra matar dupla sertaneja."
    Não levo esse estilo, nem gosto desse tipo de música, mas acredito que muita gente goste e deva ser respeitada por isso, pois existe gosto pra tudo néh ?!
    "Ele é um cara que tem uma inteligência absurda" como diz Khallil. Ele enxerga a realidade do Brasil e do povo brasileiro !
    Mudou muito minha opinião sobre o Sr. Fausto Silva

    ResponderExcluir
  4. O problema nem é os programas, e sim as pessoas. Quem da audiência pra eles? se eles tão ai é porque alguém assiste e gosta.
    Por isso exaltei mais a questão das pessoas ;)
    Mais concordo com o comentário acima, tem gosto pra tudo, e a piada sobre dupla sertaneja foi de mal gosto, eu não gosto de sertanejo, mais não gostaria que ele falasse sobre rock, que é unico estilo que eu gosto.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por vocês mostrarem que são decentes, pessoal.
    Fico boquiaberto, vendo como o que eles chamam de "entretenimento" na rede televisiva está apelativo.
    É bunda pra cá, bunda pra lá, danças ridículas, pseudo-inteligentes, pseudo-cult.
    Acho isso uma ridicularização do nosso país.
    Outra coisa que fico abismado, no caso, é o maior dom do Brasil: "SÓ SABER COPIAR O QUE É DE FORA".
    Um bom exemplo, é o Programa do Jô. Não que eu não goste, acho ele outro cara super inteligente, e até bastante inteligente pelo fato de ter copiado o Late Show with David Letterman, que quase nenhum brasileiro conhece.
    Brasil está, a cada dia que passa, perdendo a sua cultura nata, e, estão virando, com raras exceções, BRAZILEIROS, se entenderam o trocadilho.
    A banalidade por essa parte do Brasil, é algo que deveríamos ficar apavorados, e não, dar gargalhadas olhando aquele outro programa, super-apelativo, o "Pânico na TV".
    Não, não estou aconselhando a não olharem o programa, muito pelo contrário, estou apenas dando uma dica de que é mais um programa super-apelativo.
    A entretenimento televisivo de hoje em dia, é: bunda, funk, mulher "gostosa (como os brasileiros as denominam)", pagode, axé, sertanejo universitário, apelação, apelação e mais apelação. Não estou sendo contra esses gêneros musicais, mas acho eles, apelação pura.
    Crianças assistem TV também, e, como o estado do Brasil está agora, daqui a alguns anos, imaginem essa banalidade multiplicada por cem... CRIANÇAS vão começar a perder a virgindade com 7, 8 anos, correndo o risco de pegar alguma doença venérea, e tudo mais.
    Eles distribuem camisinhas, anti-concepcionais, etc., porque eles não podem parar de fazer seus apelos, porque, hoje em dia, apelo é dinheiro, e dinheiro é vida.
    Se a apelação na rede televisiva parasse, bom, o IBOPE desceria em 99,9%, mas, em compensação, seríamos um país bem mais culto, e teríamos uma visão geral exterior bem mais agradavelmente aceita, porque, se vocês pararem para pensar oque os gringos enxergam de nós, é, de novo, bunda, mulher "gostosa", samba, funk, carnaval, futebol.
    Isso é cultura, gente? A única CULTURA que tem nesses meios, é o samba, que eu, particularmente gosto, mas do samba de raiz.
    Funk, carnaval, bunda, mulher extravagante, deveriam ser mais conscientes, e mostrar que têm cabeça, porque, brasileiro tem cabeça, e muita!
    Parece que eles não enxergam quais as consequências do que fazem.
    Voltando a falar sobre a opinião do Sr. Fausto Silva, a parte que ele fala sobre a espingarda de dois canos, foi simplesmente uma piada. Uma piada de mal gosto, mas continuou sendo.
    Eu, não apoio esse tipo de atitude, mas, realmente música sertaneja é um saco.
    Fausto de mostrou uma pessoa totalmente o oposto do que é na televisão... uma pessoa bem mais limpa mentalmente.
    O cara só faz o que ele faz na TV, porque é o ganha pão dele. Eu entendo essa parte. Hoje em dia, no Brasil, e no resto do mundo é IMPOSSÍVEL de se viver sem dinheiro.
    Bom... eu duvido que alguém vá ler esse texto enorme que escrevi, but... foi um desabafo.

    Obrigado.

    ResponderExcluir